Quem Somos?

O ​GatoMÍDIA ​é um  espaço de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negros e moradores de espaços populares. Criado em 2014, no Complexo do Alemão, tem como objetivo estimular jovens negros e moradores de favelas a produzirem sua própria comunicação e formarem suas redes e conexões. Trabalhamos para a construção de um mundo mais justo, igualitário e afetivo através da viabilização de diferentes narrativas, promoção de visibilidade e novas oportunidades.

Acreditamos que a favela é um lugar de constante inventividade, criação e inovação. Um território essencialmente composto por fazedores capazes de solucionar suas próprias necessidades cotidianas e construir alternativas para o futuro. Diante de todas as suas particularidades, este espaço muitas vezes precisou inventar sua própria forma de estar na cidade. As gambiarras, por exemplo, surgiram como uma forma de driblar a escassez e ausência do estado, uma forma de acessar serviços básicos (água, luz e necessidades contemporâneas: Internet ou TV a cabo), e, sobretudo, uma forma de produzir alternativas de autonomia e experimentação.

Dentro desse contexto de múltiplos saberes populares, optamos por trabalhar em duas frentes. A primeira frente de atuação é o aprendizado em mídia e tecnologia para jovens  negros e de espaços populares  cuja metodologia basicamente consiste em inspiração + experimentação + prática. Priorizamos, na composição das turmas, diversidade de racial e de gênero. A outra frente de atuação é a  agência,  como uma comunicação voltada para Classe C e D.

Na área do aprendizado nós temos:

  • Residência “Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro”  ,  aprendizado em fotografia  e produção de vídeo com o celular,  roteiro para programa no youtube, construção de texto criativo, ativismo na web, cobertura colaborativa, social mídia, hackeando o facebook e preparação para pitch de projetos. Cada residência tem como produto final a criação de um documentário coletivo sobre inovação social a partir da perspectiva da favela como um território fértil e  capaz de produzir soluções criativas para os problemas da cidade. A última residência resultou na produção coletiva do documentário Quem Sao os Makers da Favela?’.
  • Imersão “Bateu Uma Onda Forte” cujo fio condutor é a temática criatividade para empreender. Por meio da mentoria em processos de criatividade, comunicação, gestão de projetos, co criação, auto performance, autoconhecimento, autogestão e empreendedorismo, cada participante  aprende a aplicar metodologicamente suas ideias e desenvolver projetos e negócios. 
  • Residência FaveladA 2.0 , formação em mídia e tecnologia para mulheres.
  • Residência WAGIKISA, que tem como foco o aprendizado em programação, buscando utilizar as tecnologias para potencializar corpos de  mulheres, negros, LGBTS e periféricos.

Acreditamos que a possibilidade não apenas de acessar a informação mais poder produzir informação sobre o seu território e cultura empodera o indivíduo e abre oportunidade para uma nova forma de estar na cidade. Não apenas passivo, mas ativo na busca de seus direitos, representação e cidadania. O direito à comunicação gera outros direitos e acessos. E é nisso que acreditamos e buscando com o GatoMÍDIA.

Equipe

thamyThamyra Thamara
Coordenadora de metodologias

carol martins
Carol Martins
Produção Executiva

isys

Isys Maciel
Mídias Sociais

Nicole_perreira

Nicole Pereira
Gambióloga, apaixonada por tecnologia

Rede de oficineiros

 

monique
Monique Evelle
Criadora da organização Desabafo Social.

lucia
Lúcia Cabral
Professora , assistente social e promotora legal popular

morena

Morena Mariah
Diretora de comunicação e conteúdo da INOVA Colab

bruna
Bruna Souza
Artista Visual

tiama
Maíra Azevedo
Jornalista e youtuber

bianca
Bianca Baderna
Artista Visual

12592754_1545420345771070_7858622357431241175_n
Marcelo Magano
Palhaço, comediante e produtor cultural

pedro
Pedro Cruz
Publicitário

jessica
Jessica Cerqueira
Turismóloga, pesquisadora e produtora cultural

chantal
Maria Chantal
Web design e Design Gráfica

giselle
Giselle Ferreira
Turismóloga  e criadora da marca @Chita_mia

 

minhaimagem
Jonas Js
Programador

12418930_1556039411375830_8505943937023130594_oRaul Santiago
Comunicador popular e mídia ativista

joaoaioro
João Araió
Fotógrafo

daiene
Daiene Mendes
Jornalista

mayara
Mayara Donaria
Video maker e produtora cultural

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s