O GatoMÍDIA é uma agência, rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negres e moradores de favelas e periferias do Brasil. Criado em 2013, no Complexo do Alemão, tem como objetivo estimular jovens a produzir sua própria comunicação, construir narrativas sobre si e se conectar com o mundo.
Nossa rede tem a favela como principal referência em produção de conhecimento, tecnologia e inventividade. E a partir dessa criatividade, acreditamos que podemos usar a comunicação e a tecnologia para produzir soluções locais e construir alternativas para um futuro mais justo, plural e afetuoso.
Nossa missão é potencializar a diversidade e a diferença nas principais áreas de atuação dos jovens profissionais de comunicação, do audiovisual, das artes e das mídias digitais, gerando autonomia e consciência crítica que apontem para uma revisão da estrutura, estética, aplicações e fruições das novas tecnologias digitais e virtuais.
Pensando um passo além da democratização do acesso a essas tecnologias, queremos pôr em disputa princípios fundadores que privilegiam elementos de uma cultura ocidental hegemônica e predatória, com bases fincadas num passado colonizador, escravocrata e patriarcal que sequestrou o legado da filosofia, ciência e tecnologia dos povos ancestrais.
Para isso, buscamos promover espaços de experimentação e aprendizado em rede, aplicando, atualizando e replicando saberes compartilhados em comunidade, seja no território ou no ciberespaço, baseados no pleno exercício da autonomia e autorrepresentação de populações originárias, negras, periféricas e LGBTQIA+.
Dentro desse contexto, temos duas frentes de atuação:
1º APRENDIZADO
<experimentação> + inspiração> + <prática> + <criação>
2º OPORTUNIDADE
Agência de comunicação com foco nas Classe C e D.
Na área do aprendizado nós temos:
- Residência “Favelado 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro” , aprendizado em fotografia e produção de vídeo com o celular, roteiro para programa no youtube, construção de texto criativo, ativismo na web, cobertura colaborativa, social mídia, hackeando as redes e preparação para pitch de projetos. A última residência resultou na produção coletiva do documentário ‘Quem Sao os Makers da Favela?’.
- Imersão “Bateu Uma Onda Forte” cujo fio condutor é a temática criatividade para empreender. Por meio da mentoria em processos de criatividade, comunicação, gestão de projetos, co criação, auto performance, autoconhecimento, autogestão e empreendedorismo, cada participante aprende a aplicar metodologicamente suas ideias e desenvolver projetos e negócios.
- Residência FaveladA 2.0 , formação em mídia e tecnologia voltado para mulherxs.
- Residência WAGIKISA, tem como foco o aprendizado em programação, buscando utilizar as tecnologias para potencializar corpos de mulheres, negros, LGBTS e periféricos.
- Laboratório Afrofuturista , aprendizado da linguagem afrofuturista e capacitação de jovens artistas, comunicadores, ativistas e movimentos sociais na criação em mídias digitais e narrativas audivovisuais e imersivas.
Acreditamos que a possibilidade não apenas de acessar a informação, mas poder produzir informação sobre o seu território e cultura, empodera o indivíduo e abre oportunidade para uma nova forma de estar na cidade. Não apenas passivo, mas ativo na busca de seus direitos sociais, representações plurais e perspectivas. O direito à comunicação gera outros direitos e acessos. E é nisso que acreditamos e buscando com o GatoMÍDIA.
Equipe

Rede de Educadores

Olá. Parabéns pela iniciativa! Sou jornalista e incentivador da comunicação independente. Gostaria de saber como fazer para apoiar este projeto.
Atenciosamente, Pedro.
CurtirCurtir
oi mira . 1ª prima .. vc sabe que o Rio hoje ta uma zona de guerra com “mais intervenção “.. Entao se precisar.. MI CASA SU CASA… vc e o marcelo se quiser mesmo pode vir..,,, da rodoviaria do rio para a rodoviaria de GUARULHOS-SP, entenda bem não é tiete, só 50 reais, se precisar me manda o e-mail com a conta que deposito os 100 reais para vc’s virem passear uns dias ate as coisas ai , no RIO, ficarem melhores MORO PERTO do shopping BONSUCESSO- terminal Pimentas de guarulhos , Na esquina da av. jurema( Nagumo jurema) rua JACUTINGA 88, PQ. JUREMA GUARULHOS SP.
CurtirCurtir
Bom dia, conheci o trabalho de vocês e como tenho um projeto na minha comunidade, achei interessante fazer contato, já que não temos cursos de informática aqui.
Como trabalhei em algumas escolas , fui MULHER DA PAZ, de outros projetos, JUSTIÇA CIDADÃ liderança comunitária, sou muito chegada a todo tipo de morador. Aqui tempos 03 conjuntos habitacionais, fora o entorno.
Meu nome é Ivanice, sou conhecida como CINHA do Salgueiro em várias comunidades.
Gostaria de saber se há possibilidade de fazermos algum tipo de parceria.
Tel (21)987230478
Salgueiro- São Gonçalo
CurtirCurtir