Laboratório de Narrativas Gamificadas

E se fosse possível usarmos a tecnologia e os saberes ancestrais para pensar soluções locais e construir no presente alternativas para um futuro mais sustentável, diverso e afetuoso? Juntar numa mesma confluência o protagonismo das juventudes engajadas em reparação racial, equidade de gênero e justiça social e climática? E se pudéssemos contar essas e outras histórias num jogo?

Contar histórias pode ser algo potente, intenso, mas ao mesmo tempo lúdico e divertido. Jogos também podem contar uma história. Seus personagens têm objetivos, trajetórias e estratégias para solucionar problemas. E um bom jogo tem o potencial de gerar reflexão, emoção, pertencimento e impacto social, assim como engajar lutas, propor discussões e visibilizar pautas importantes.

Esse foi o ponto de partida do Laboratório de Narrativas Gamificadas, um curso gratuito de introdução ao desenvolvimento de games baseados em narrativas orais e cosmologias de culturas indígenas e afro-brasileiras. Produzido pelo GatoMÍDIA em parceria com TALES e MAM-SP através do Programa Igual Diferente, o Lab é pensado para criativos de todo o Brasil, artistas visuais, designers, programadores iniciantes, fãs de boas histórias e gamers.

Com início em 14 de janeiro, o Lab foi realizado em seis sessões online com aprendizados em cosmologias originárias, arte conceitual em games, storytelling, game design, game engines, entre outros. Durante o curso, os participantes se dividiram em equipes e trabalharam no seu jogo com base na escolha de histórias pré-selecionadas. Na última sessão tivemos a apresentação dos trabalhos finais em formato de pitch com mentoria especial, comentários e avaliações que deram suporte às equipes no aperfeiçoamento dos jogos.

“Vivemos em uma era gamificada e as próximas gerações viverão em um mundo ainda mais tecnológico. Abrir caminhos por meio da educação para criar tecnologias que combatam os algoritmos racistas e narrativas excludentes é uma das principais missões do Laboratório”, afirma Thamyra Thamara, fundadora e diretora geral do GatoMÍDIA.

Ministrado por especialistas em games, arte digital e narrativas como Auá Mendes, Jonas Alves, Filipe Pereira (Aoca Game Lab) e Renato Noguera, a programação incluiu aulas pautadas em temas como Cosmologias originárias e storytelling, Conceito e introdução ao desenvolvimento de games, Game Design, Gameplay e Narrativas, Arte conceitual, criação de mundos e ambientes visuais 2D, GDD e Pitch, Game engine e desenvolvimento, e uma apresentação final dos projetos.

“O Laboratório de Narrativas Gamificadas reforça o compromisso do MAM em criar espaços de aprendizado que conectam arte, tecnologia e diversidade cultural”, comenta o curador chefe do MAM São Paulo, Cauê Alves.

O objetivo da parceria para este projeto, realizada pela GatoMÍDIA, TALES Of Us e MAM, foi de integrar tecnologia e tradição para pensar em soluções locais e construir um futuro mais justo e diverso. 

“Nosso objetivo é unir tecnologia e tradição, permitindo que jovens criadores explorem o potencial dos games para imaginar futuros mais lúdicos, inclusivos e regenerativos”, explica Tainá Moreno, Diretora de Estratégias Globais da TALES of US.

Deixe um comentário