
Em 2022, jovens negres de várias periferias do Brasil tiveram o desafio de projetar e disputar a construção de um Brasil melhor em meio a um momento político instável e ameaçador. Em 2023, nosso desafio é consolidar a construção desse imaginário com foco em correr atrás dos retrocessos e constribuir para a diminuição das desigualdades sociais agravadas nos últimos anos.
Sabemos que ainda hoje no Brasil, a cada 10 jovens com até 24 anos, quase 8 trabalham em situação de vulnerabilidade social. Perdemos muito da nossa potência criativa em trabalhos precarizados. Daí a importância de ampliar o repertório e as redes de acesso a oportunidades – nas áreas de comunicação, artes e tecnologias – para jovens negres das favelas, periferias, quilombos, aldeias e comunidades tradicionais.
Certas plantas crescem em ambientes adversos. A capacidade que elas têm de resistir em meio a falta de água inspiram não só a capacidade de adaptação, mas também a superação. Certas ideias florescem nos solos mais áridos. Sonhos ousados e corajosos viram filmes, documentários, novelas, séries, podcast e até um programa de TV.
O FIXE.LAB é um chamado para criatives negros, negras e negres, afro-indígenas, indígenas e africanos em diásporas residentes no Brasil que tenham interesse em aperfeiçoar e potencializar seus projetos nas áreas da comunicação, audiovisual, TV e narrativas transmídias.

IMERSÃO
O encontro final da primeria fase do FIXE.LAB foi realizado presencialmente numa imersão que reuniu a equipe do GATOMÍDIA, parte dos jovens selecionados e os principais nomes do mercado criativo do país para pensar oportunidades de democratização dos espaços de produção de narrativas voltadas para grandes públicos. Compartilhamos ideias, percursos produtivos, desejos e caminhos possíveis para promover reparação, representatividade e diversidade na TV, no audiovisual e no mundo do entretenimento.
Entre os profissionais convidados, a autora e diretora Rosane Svartman dividiu com os participantes os segredos para se criar um boa história. Ela é responsável pela escrita de novelas de grande audiência na TV Globo, como “Malhação — Sonhos (2015)”, “Bom Sucesso” (2019), e a recente “Vai na Fé” (2023).
Samantha Almeida, diretora de Diversidade e Inovação em Conteúdos dos Estúdios Globo, também marcou presença e falou de sua experiência, trajetória e desafios da carreira que a levaram a ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela ONU.
Os roteiristas Eduardo Melo e Mariana Bardan narraram os percalços de criação, apresentação e aprovação da série de sucesso da Amazon Prime Video “Cangaço Novo” e deram dicas de como turbinar projetos inovadores.
Confraternizamos, celebramos e compartilhamos experiências com jovens de diferentes regiões do país. Os participantes puderam ainda conversar sobre suas criações com os profissionais convidados e entre si.

Impacto e avaliações
_Foi maravilhoso estar com vocês e conhecer diversos outros artistes incríveis. Agradecido pela parceria e oportunidade de colocar nossas histórias no mundo. Um abraço em toda a produção. Vida longa!
_Fiz muitos cursos livres de audiovisual, mas nunca me senti a vontade para participar, não me sentia incluído e isso muitas vezes me fazia questionar sobre o meu valor e se eu realmente deveria continuar tentando essa carreira. Em todas essas oportunidades, eu era o único (ou um dos únicos) pretos na turma, o único que não tinha uma passagem por alguma grande produtora, que tivesse algum prêmio internacional, que conhecia algum diretor muito famoso ou qualquer coisa do tipo. Aliado a isso, o lab também apareceu em um momento pós-demissão, onde tive que lidar com o famoso layoff na empresa em que eu trabalhava. O lab me fez sentir acolhido, me fez conhecer pessoas incríveis e principalmente, a elevar minha autoestima como um preto no audiovisual. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade e por fazer essa semana se tornar tão transformadora para mim. Espero ter a oportunidade de participar de mais labs, mesmo que seja só para assistir as aulas e principalmente, estar na imersão, que finalizou essa experiência com chave de ouro. Sinto que isso fez uma total diferença, pois nunca havia participado antes de um lab e muito menos havia participado de um evento presencial com outras pessoas do audiovisual, justamente por me sentir muito um peixe fora d’água. Foi incrível! Parabéns a equipe!
_Eu só tenho a agradecer toda a equipe, eu vi o quanto vocês estavam na luta para entregar o melhor e conseguiram. Virei fã de carteirinha.
_Minha maior crítica é acabar tão cedo, por mim poderia durar meses. Espero poder participar novamente mais preparade!!!
_A experiência na Fixe.Lab foi incrível agradeço muito pela oportunidade, conhecimentos que contribuiram para as minhas ideias.
_Experiência sensacional e transformou minha visão sobre criação e entretenimento. Vida longa para esse projeto e gratidão por termos nos encontrado no caminho.
_Como segunda experiência com a Gato Mídia, tenho a agradecer a formação, acesso aos conhecimentos, redes fomentadas por vocês e a oportunidade de estar junta. A Gato Mídia é inspiração pro trabalho que desenvolvo no meu território e quem sabe, futuramente, possamos desenvolver projetos juntos. Agradeço por poder me conectar e estar com os meus pensando nosso futuro juntos.
_Foi uma experiência incrível. Eu me sinto muito mais aberta as possibilidades com todos os ensinamentos de cada aula!
